Tatuí, 22 de Out de 2014
Tatui
+18...+30° C
  • Sala São Paulo sedia apresentação que abre temporada da ‘Sinfônica’
  • Orquestra do CDMCC fará show no dia 16 com participação de coro
    05/02/14 - Da redação


    AI Conservatório / Kazuo Watanabe

    Orquestra SInfônica abre temporada e celebrações dos 60 anos do CDMCC na mais importante sala do país

     

    A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre a temporada artística de 2014 e das celebrações dos 60 anos da escola de música na mais importante sala de concertos do país.

    A apresentação, com participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, será no dia 16, às 11h, dentro da consagrada série “Concertos Matinais”. Os ingressos são gratuitos.

    A apresentação terá regência de João Maurício Galindo, “um dos mais ativos maestros da atualidade”, conforme destacado pela assessoria de comunicação do Conservatório. A preparação do coro é do maestro Cadmo Fausto.

    O repertório, com duração de aproximadamente 70 minutos, inclui a “Sinfonia nº 1”, de Ludwig van Beethoven, e “Vesperae Solemnes de Confessore” (Vésperas Solenes), de W. A. Mozart, para coro e orquestra.

    A “Sinfonia nº 1” foi a primeira das nove sinfonias de Beethoven. Foi composta em Viena, entre 1799 e 1800, e estreada em 2 de abril de 1800. “A obra chegou a ser criticada devido a seu aspecto inovador: a abertura começava com a tonalidade principal, numerosas modulações e tem quatro movimentos”, segundo informou o Conservatório.

    O mesmo concerto contará com consagrada obra de Mozart, composta como parte de suas funções na corte arquiepiscopal de Salzburgo.

    Ela “traz uma agitada escrita para cordas e rica declamação coral intercalada com passagens em contraponto erudito”, de acordo com o descritivo do programa.

    A assessoria da escola de música informou que a “série de vésperas, de 1780, emprega ampla variedade de recursos estilísticos, desde a escrita fugal a seções na forma de ária e outras em formato antifonal. Torna-se, portanto, de difícil execução”.

    Também conforme o setor de comunicação, esta é a primeira vez que a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre sua temporada artística na Sala São Paulo. O espaço é considerado a principal sala de concertos do país.

    “Em outras ocasiões, a partir de 2012, tanto a orquestra quanto o Coro Sinfônico apresentaram-se no mesmo local, a convite da Associação Tucca”, citou a assessoria.

    Para o diretor executivo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, a apresentação marca o início das celebrações dos 60 anos do Conservatório de Tatuí, consagrada escola de música, luteria e artes cênicas.

    “Além deste concerto em fevereiro, já temos no dia 29 de setembro uma nova apresentação agendada na Sala São Paulo, também por conta das comemorações dos 60 anos. O ano de 2014 será histórico”, afirmou ele.

    A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição.

    O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes a oportunidade “uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho”.

    O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição.

    O grupo oferece aos estudantes “ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral”. O Coro Sinfônico realiza apresentações “importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas”.

    A apresentação do dia 16, em São Paulo, contará exclusivamente com participação de professores da instituição, todos integrantes da orquestra e do coro.

    Os ingressos podem ser retirados na bilheteria da Sala São Paulo a partir do dia 10, próxima segunda, com limitação de quatro ingressos por pessoa. Outras informações são obtidas pelo telefone (11) 3223-3966.


    Eventos

    Em Tatuí, um total de 24 eventos – entre festivais, encontros e concursos nacionais e internacionais – serão realizados neste ano. O primeiro está agendado para o período de 23 a 26 de abril, quando acontece o IV Encontro Internacional de Performance Histórica.

    Todos os demais encontros internacionais – de Madeiras de Orquestra, Metais, Violonistas, Saxofonistas, Percussão, Cordas, Pianistas, Canto/Ópera e Coros – serão realizados até novembro.

    Também estão confirmados os três eventos relacionados ao Festival de MPB – Certame da Canção, Raiz e Tradição e Painel Instrumental -, além do curso de férias, semana da composição para bandas e concursos nacionais, como o de piano e luteria.